segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PAPO DE VINHO

Semana passada fomos jantar com um casal de amigos e degustar alguns vinhos,cheguei um pouco antes ao restaurante e o sommelier  que é meu amigo,me levou até a adega para me mostrar novos rótulos que haviam chegado,quando os amigos chegaram foram até a adega,e ouviram o "papo de vinho" entre eu e o sommelier,quando nos sentamos a mesa meu amigo que gosta de bons vinhos apesar de não ser tão conhecedor começou a me fazer algumas perguntas sobre o papo com o sommelier,por isso resolvi criar essa postagem para esclarecer algumas duvidas de alguns amigos.Vamos ao papo...

ACIDEZ: Uma das características de sabor do vinho,não um defeito.Um vinho sem acidez é sem graça;ácido em excesso,o sabor é agressivo.
CORPO: Um de seus significados é a densidade-proporção de partículas sólidas-de um vinho.A palavra também pode se referir a sensação de peso e substância  que a bebida causa na boca de quem degusta.Um vinho pode ser leve,de corpo médio,ou encorpado.
CARVALHO: É a madeira mais usada para fazer barricas.Os tipos principais são o americano e o francês,considerado mais nobre.
BARRICA NOVA: Também chamada de barrica de primeiro uso,vem muito mais carregada de aromas(baunilha principalmente)que as barricas utilizadas anteriormente
CORTE: Vinho que leva mais de uma variedade de uva.
ENÓFILO: Alguém que gosta e se interessa por vinhos
ENÓLOGO: Um cientista (engenheiro,químico)que determina as características da produção de uma vinícola.
SAFRA: É o ano em que o vinho foi produzido,há safras excepcionalmente boas ou ruins.
TANINOS: Substâncias presentes nas cascas,sementes e galhos das uvas,principalmente das tintas,Vinhos mais tânicos costumam envelhecer melhor.Para identificar os taninos,quando você bochecha o vinho na boca sente uma sensação de trava,deixa tudo seco,quanto mais tempo durar essa sensação na boca,mais complexo é o vinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário