quarta-feira, 2 de abril de 2014

ALTOS DE RIOJA RESERVA 2004 #CBE


O tema da Confraria Brasileira de Enoblogs desse mês foi bastante desafiador e interessante, o confrade Luiz Cola do blog Vinhos e Mais Vinhos, sugeriu o seguinte: ¨Vinhos evoluídos! Degustando da safra 2004 pra trás...Vinhos com pelo menos 10 anos de idade¨. Adorei a ideia, principalmente porque não tenho costume de comprar vinhos evoluídos.

Não foi uma tarefa fácil encontrar vinhos evoluídos aqui em Natal, eu tinha em mente comprar um Brunello ou um Amarone, mas só encontrei de 2006 pra cima.

Encontrei então esse¨Reserva¨ espanhol 2004, um vinho elaborado pela Bodega Altos de Rioja com 100% da uva Tempranillo na região de Laguardia/Rioja. Pela legislação espanhola para um produtor escrever a palavra ¨Reserva¨ em seu rótulo, o produtor precisa deixar o vinho amadurecer por pelo menos 3 anos, sendo obrigatório pelo menos 1 ano em carvalho antes de ir a mercado. No caso do vinho comentado hoje, amadureceu por 24 meses em carvalho, sendo 80% em carvalho francês e 20% americano e mais 1 ano em garrafa.

Em taça apresentou um visual rubi de média intensidade com bordas acastanhadas.

Aromas de ameixa seca, uva passa, balsâmico e chocolate.

No paladar corpo leve, taninos levíssimos, acidez média e final curto.


Considerações finais: O vinho tem estimativa de guarda de 12 anos, porém já passou bastante do seu ápice e se apresenta em estado de declínio.


Preço: 99 reais na Vinhedos Natal Shopping.









Nenhum comentário:

Postar um comentário