terça-feira, 1 de julho de 2014

LA CHABLISIENNE CHABLIS PREMIER CRU CÔTE DE LÉCHET 2011 #CBE


Esse mês coube a mim a honra de escolher o tema para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Após pensar em vários temas, decidi por escolher Chablis, de qualquer classificação e qualquer faixa de preço.


Combinei então com a Ju Gonçalves do blog Vou de Vinho e com o Jorge Alonso do blog Contando Vinhos de nos encontrarmos na Olivier Bebidas, no Cadeg, para dividirmos um Chablis e trocarmos experiências sobre o vinho.


Foi um encontro super agradável, fizemos um pequeno banquete para testar a harmonização do Chablis, e ainda a Luciana, proprietária do Olivier Bebidas, nos ofereceu um espumante Don Gabriel Champenoise de boas vindas!


Chablis é o vinho branco mais conhecido no mundo. Apesar de estar muito perto da capital Paris, Chablis, pertence a região da Borgonha. Seus vinhos costumam ser secos, minerais e com alta acidez.Vinhos Chablis são produzido com a casta Chadonnay e classificados a partir do nível mais baixo para o mais alto, como: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru.


O vinho que escolhemos para degustar foi um Premier Cru, produzido pela La Chablisienne.


Em taça apresentou um visual amarelo palha, levemente esverdeado.

No nariz notas cítricas (lima), frutadas (abacaxi, pera), cedro, floral e também um delicado amanteigado.

No paladar é leve, agradável, seco, mineral, tem ótima acidez e final longo.


Vinho correto, honesto, porém eu esperava mais.

Na harmonização entre os diversos tipos de queijos da mesa, o vencedor na minha opinião foi o queijo Gouda, seguido pelo queijo de cabra!



Preço: 103 reais na Olivier Bebidas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário